E se o fornecedor sumir...

...Você passa um tempão listando fornecedores, pedindo indicações, reduzindo o máximo que pode a sua lista, pede orçamento por e-mail, ele avisa que vai te enviar o orçamento em “X” dias e nunca mais te retorna. 


Já aconteceu comigo várias vezes, um deles me respondeu que a agenda para 2014 ainda estava fechada, mas quando perguntei sobre quando abriria ou se ele me retornaria quando estivesse aberta, simplesmente fui ignorada, outro nem se deu ao luxo de responder, e não estou falando de qualquer fornecedor não, são com os famosos que mais acontecem.

Já aconteceu com você? Acho que com todas. 

Posso falar por experiência que não foi muito agradável. Quando aconteceu comigo, fiquei me perguntando o porquê. Cogitei inúmeros motivos. Não cheguei a nenhuma conclusão definitiva sobre o descaso, mas não pude deixar de ficar chateada. Somos clientes e merecemos respeito.



Mas e aí fico bolada e cruzo os braços? Calma.




1. Se o contato foi recente aguarde.
Não vale ficar apertando F5 a cada meia hora. Seja paciente. Se ele te deu um prazo, espere até uns dois ou três dias, como sou legal ás vezes dou até uma semana. Gente atenção a caixa de spam, aquele lixinho eletrônico.

2. Entre em contato com o fornecedor novamente, sempre é bom darmos uma segunda chance!
Pode ter acontecido algum imprevisto, reenvie o pedido de orçamento, ele pode achar que já te enviou, ou tente conversar por telefone se possível. 

3. Por quanto tempo devo esperar?
Cada caso é um caso, mas de modo geral não vejo razão pra que se demore mais de 15 dias, nem que seja pra dizer “não consegui te mandar ainda, espere mais um pouco”Alguns fornecedores podem estar de férias, mas uma mensagem no e-mail, no site ou na secretária eletrônica deixa sempre os clientes mais tranquilos, nesse caso deve-se esperar por um mês. 

4. Vale à pena insistir?
Depois que deu a segunda chance e não houver retorno, pra mim acabou. Se o fornecedor não tem consideração e atenção antes de fechar o contrato, na fase em que precisa te conquistar, acho que no dia do casamento não vale correr o risco.

5. Desapegue.
Existem aqueles fornecedores famosos que são conhecidos por serem muito ocupados, mas pra mim não faz sentido deixar um cliente na mão. Eles não são o último biscoito do pacote, então recomece sua lista de fornecedores e bola pra frente, porque quem tem que nos conquistar são eles. 



Alguém aí já sofreu com isso???




12 comentários:

  1. Eu bem sei o que é isto, fiquei esperando pelo orçamento de um fornecedor quase um mês antes do casamento, já estava tudo definido que iria ser com ele, só estava aguardando o orçamento para assinarmos o contrato e realizar o pagamento. Mas cadê que ele apareceu... Tive que arrumar outro nas pressas faltando um mês, graças a Deus deu tudo certo. Adorei suas dicas.
    Bjs

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    1. Cheguei a acompanhar esse acontecimento lá no seu blog, muito chato isso!

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  2. Vixê, ouço isso direto!
    Caso só em 2015, mas já estou com alguns fornecedores fechados, mas alguns tiveram a cara de pau da falar que "só marcam agenda com 6 meses de antecedencia, e que quem fechar fechou..."
    Sinceramente? NÃO VOU LÁ! Já fechei com outro profissional muito mais querido e muito competente e comprometido!

    Adoro o blog,
    Beijos

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    1. Nossa odeio quando eles dizem que tá muito cedo, pra ver isso ou aquilo! Humpf!

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  3. Ja passei sim...é mto ruim mesmo.
    bjo

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  4. Nossa,aconteceu isso comigo,principalmente com a decoração, em alguns lugares eu cheguei a ir,escolher as coisas,e ficar esperando um orçamento que nunca apareceu, e nunca se quer me deram satisfação...E eu ficava super revoltada com isso,falta de consideração, ainda mais com noiva neh?!Poxa vida!Mas enfim, hoje eu penso na seguinte maneira,ainda bem que eu não fechei contrato com essas pessoas,porque se o 1º atendimento já foi assim,se eles simplesmente ignoram alguma pessoas... Imagina como seria no dia do seu casamento,hein?!Sei lá,contratei tudo mundo que me passou uma boa energia!Acho que isso conta e muito pra tudo dar certo... hehehe,Beijosss

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    1. Contratar profissionais que te dã atenção e respeitam, esse é o lema!

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  5. Olha quando acontece comigo nem fico me removendo de ódio não, simplesmente ignoro ele tbm e parto pra outro.
    Detesto fornecedor estrela!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

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  6. Acontece, oooo!! !
    Mas eu concordo com vc, temos que ter paciência mas tbm saber reconhecer quando vc não é importante o suficiente para assinar um contrato!
    Só que eu acho mta falta de profissionalismo, afinal, pra nós é um sonho, mas pra eles, o trabalho.

    Beijos!

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    Respostas
    1. Nosso sonho não pode ser deixado de lado né!

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