06 março, 2013

Como organizar um chá de casa nova?


... chá de casa própria, chá lar. É uma variação do chá de panela, mas com os mesmos objetivos: reunir os amigos, comer, papear e ganhar presentes para a casa.


Quem organiza?

A pessoa que decidiu sair da casa dos pais, ou vai morar sozinha, casal que vai dividir o mesmo teto, ou comemoração da compra/reforma da casa própria. 

Qual o local ideal?

A casa nova né gente, afinal todos querem conhecer o novo lar. Vale quintal, jardim ou salão de festas do prédio!

Qual melhor dia e horário?

O ideal é aos fins de semana e feriados, após ás 15:00 hs.

O que servir?

Use sua criatividade, são inúmeras opções por ser na hora do lanche. Você pode optar por salgadinhos, petiscos, tortas, sanduíches ou pizza. Para a bebida segue a mesma regra refrigerante, suco, água, entre outras.

O que pedir?

Acessórios de cozinha e peças básicas de um enxoval. Evite itens caros!

E os convites?

Você pode fazer ou encomendá-los. Não há necessidade de formalidade, se os convidados estiverem habituados pode-se enviar por e-mail.





Preciso dar lembrancinha?

Considero o chá de casa nova o mais informal, por isso lembrancinhas não são obrigatórias. Se quiser fazer um mimo eu dou uma dica: Entregue a cada convidado uma pequena chave de ferro, daquelas antigas com um cartãozinho dizendo que a partir daquele momento estão convidados a te visitarem sempre que quisessem e que sua casa estará sempre aberta para eles. A chave é um símbolo de hospitalidade.




Vou me casar, posso fazer chá de panela depois?

Use o bom senso! Duas festas com praticamente os mesmos convidados e pedindo mais presentes pode pegar mal. Se você tiver lista de presentes no casamento, então, fica chato. Se você fez um chá de casa nova quando se mudou e pouco tempo depois decidiu casar, que tal investir em um chá de lingerie. 



Meninas devidas as inúmeras dúvidas, agora temos um post > Dúvidas frequentes sobre Chá de Casa Nova
Se você tiver alguma dúvida, nos envie e responderemos lá.



Se fizer um chá, me conte e envie suas fotos pra gente publicar aqui! 
Bjs! 

64 comentários:

  1. Ótimas dicas! ^^


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas... estou nessa fase maravilhosa...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. O meu chá o noivo será incluido, algo bem diferente aqui na minha cidade. Parabens pelo post.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    hehe bom senso é tudo né?
    Amei as dicas
    bjs bom final de semana
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Taísa... amei essa sua ideia da chave de lembrancinha... nossa... acho que vou aproveitar pro meu chá, viu? Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. E se eu me casar no civil e não fizer festa nenhuma ou só um jantarzinho para os pais e padrinhos, posso depois fazer um chá de casa nova para comemorar com os amigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá costuma sempre ser feito antes do casamento, mas não vejo problema em fazê-lo depois, não festa é festa, pra mim não tem hora pra ganhar presente e compartilhar felicidade com os amigos.

      Excluir
  7. Estou em dúvida de como fazer, estou com o ap pronto, tenho muitos amigos e todos querem festa, mas só vou poder fazer o casamento o ano que vem, mas preciso de presentes para poder mudar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um chá de casa nova agora apenas para inaugurar o apartamento, e mais próximo do casório faça uma de chá de lingerie ou chá bar! Bjs!

      Excluir
  8. Adorei as dicas estou organizando meu chá de casa nova com meu noivo.

    ResponderExcluir
  9. Sou casada a 10 anos, mas moro com a sogra, agora definitivamente conseguimos comprar nossa casa, momento de muita felicidade para nós, convém fazermos um chá de casa nova, se já estamos casados a 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode fazer um chá de casa nova, o chá de casa nova vai ser pra comemorar a casa própria, o importante é vocês compartilharem esse momento especial com a família e amigos! Bjs!

      Excluir
  10. Ótimas dicas adorei...

    ResponderExcluir
  11. Fui morar com meu noivo, mas o casamento é só em abril, estamos precisando de muitas coisas, mas no nosso apartamento não tem espaço para chamar os amigos e a família, então, optei por fazer o chá de casa nova na casa de um dos nossos padrinhos, fica ruim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima ideia, afinal é amigo próximo, minha casa também é uma caixinha e provavelmente não caberá todo mundo, nós vamos adaptando a organização a nossa realidade! Bjs!

      Excluir
  12. adorei as dicas! praticas e faceis de entender!! thank

    ResponderExcluir
  13. estou casada a 20 anos so agora consegui terminar minha casa nova posso fazer cha de casa nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É tudo festa, e terminar a casa nova merece uma comemoração bacana como um chá de casa nova! Bjs!

      Excluir
  14. Minha casa esta quase pronta e queria fazer antes de se mudar qual lugar ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa atual, dos seus pais, de um amigo, ou se a casa mesmo vazia tiver um espaço ou quintal você pode fazer, veja o que for mais em conta e a casa onde você se sentir mais a vontade pra festejar! Bjs!

      Excluir
  15. oie..amei as dicas...bom estou com um probleminha sobre isso,eu moro em uma cidade e meu noivo em outra,e minha sogra quer que eu faça um cha na casa dela e minha mae quer que eu faça na casa dela tambem,entao mim sugeriram de fazer dois,um em cada cidade....vc acha que pode??? ate pq a nossa casa ainda nao esta pronta....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema algum, divida em dois grupos, sempre tem noivas que acabam fazendo dois chás, pela quantidade de pessoas que ás vezes não cabe no local, ás vezes pra separar a festa com os amigos de uma mais reservada com a família ou mesmo pela distância. Seja qual for o caso, não há problema algum! Divirta-se! Bjs!

      Excluir
  16. Adorei a ideia. Estou com duvida se faço ou n. Vou casar em maio de 2013, mas jah estou morando sozinha na casa que vamos viver juntos. Fica chato fazer algo assim e pedir presentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente já moro sozinha na casa em que vamos viver. Faça, mas peça itens mais em conta! Bjs!

      Excluir
  17. vou casar em dezembro 2013 mais minha casa nao esta pronta ainda o que faço? e nao quero ficar na casa dos meus pais dps que casar o que faço?
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Bom dia.
    Estou fazendo o convite para o nosso chá de casa nova e gostei muito do segundo modelo de convite e gostaria de usar esse desenho com a xícara e casa como sashe e a chaleira verde no fundo. Tentei recortar mas tem as letras por cima. Seria pedir muito se me mandasse só esse desenho!!
    Att. O Noivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i você não deixou o e-mail pra te enviar...

      Tenho o desenho neste post aqui, só copiar e colar na barra do seu navegador: http://www.todomundocasa.com/2013/06/duvidas-frequentes-sobre-cha-de-casa_28.html

      Excluir
    2. Bom dia Taísa!!
      Esse desenho do post que me mandou ai é mais simples só tem a casa como sashe e a xícara menor, queria mesmo aquela montagem do segundo convite desse post, que tem uma xícara maior e no fundo a chaleira verde refletindo!!! Consigo recorta a xícara, mas a chaleira verde tem letras em cima!! Se tiver os desenho sem as letras me mande por favor.
      Serei muito grato!
      Posso mandar o meu e-mail nesse todomundocasa@hotmail.com.
      Te aguardo!!

      Excluir
  19. Posso fazer um chá de casa nova antes de mudar para a casa nova?

    Depois que mudar fazer uma comemoração sem pedir nada?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia .
    Tem oito mes que estou morando com companheiro.Mais nao fiz cha de casa nova,pois estava sem condiçoes. Se eu fizer agora vai ficar sem sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas, fazemos sempre de acordo com nossas condições financeiras, faça, se ainda não conseguir fazer comemore 1 ano na sua casinha também seria ótimo! Bjs!

      Excluir
  21. O Chá de casa nova pode ser tbm para casais que vão se casar no civil?ou devo fazar um chá de panela , tem diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não tem muita diferença não, o nome é a maior diferença, alguns casais costumam fazer juntos e aí o noivo não curte o termo "de panela", aí trocam pro chá de casa nova. E se vão se casar podem fazer qualquer tipo de chá! Bjs!

      Excluir
  22. Oi, adoreei, mais vc pode me responder... ? onde encontro essas chaves de lembrancinhas ? espero a resposta, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando procurando a mil ainda não achei, vi essa ideia pela net, mas achei por valores absurdos do tipo 40 ou 50 reais estou procurando, se achar a primeira coisa vai ser responder aqui. Bjs!

      Excluir
  23. Adorei a dica da lembrança da chave, vc sabe me dizer onde encontro essas chaves charmosas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando procurando a mil ainda não achei, vi essa ideia pela net, mas achei por valores absurdos do tipo 40 ou 50 reais estou procurando, se achar a primeira coisa vai ser responder aqui. Bjs!

      Excluir
  24. Oi vamos nos mudar e estou pensando em fazer um chá de casa nova, todas querem que eu faça, mas já não fiz chá de panela pq detesto aquelas brincadeiras de sair pra rua toda horrorosa, alguma sugestão? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia você não é obrigada a fazer as brincadeiras que você não quer, deixe isso claro para sua amigas. Tem tantas brincadeiras, escolha as que você achar legal e faça apenas elas, abaixo tem o link para a postagem com brincadeiras é só copiar e colar no navegador, a postagem é daqui do blog mesmo! Bjs!

      http://www.todomundocasa.com/2013/05/brincadeiras-para-seu-cha.html

      Excluir
  25. a casa não tem praticamente nada, e tem pouco espeço, tem que fazer exatamente na casa?
    Pois na casa da minha avó ( na mesma rua da casa nova) tem um espaço grande, seria inconveniente fazer na casa da minha avó?

    ResponderExcluir
  26. Não, vamos adaptando a ideia do chá pra nossa realidade, se sua vó concordar não tem nenhum problema! Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Muito bacana seu blog Taísa! Adorei... pretendo fazer um chá de casa nova, gostei muito da dica de lembrancinha e da página das brincadeiras! Esses posts vão me ajudar bastante, continue assim! :)

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Gostaria de uma sugestão, vou morar com meu noivo em outra cidade, e gostaria de fazer um chá de casa nova e ao mesmo tempo uma despedida com minhas amigas, como posso organizar? mais voltado para o chá ou para despedida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane faça o tema de chá e brincadeiras de despedida... festa é festa... Divirta-se!!!

      Excluir
  29. Oi!
    Quero fazer um chá de casa nova pois vou me casar no civil, so que ainda nao estou na minha casa. posso fazer o chá com a festa num salao antes do casamento?

    ResponderExcluir
  30. Oi......os convidados sao apenas mulheres ou homens tmb? Obgd....
    diego.dara18@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer misto sim, só deixa claro para todos os convidados que será assim! Bjs!

      Excluir
  31. Estou com dúvidas de como fazer com a lista dos presentes. Como os convidados saberão o que já foi comprado para não comprarem itens repetidos? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só você passar uma lista com os itens que você precisa ou colocar a lista em lojas, igual como fazemos com as listas de casamentos em lojas físicas e online. Espero ter ajudado!

      Excluir
  32. ótimas dicas logo logo coloco a foto do meu.

    ResponderExcluir
  33. Mulherzinha, amei o post! Tenho uma dúvida!! Irei casar em 2016, mas quero fazer o chá agora em 2015, no meio do ano, não temos casa ainda, mas quero aproveitar os amigos que tenho na facul, pois me formarei ano que vem. Posso fazer o chá assim msm?

    ResponderExcluir
  34. Adorei a ideia das chaves para lembrancinha, porém não encontro em lugar nenhum :/ alguma dica de onde posso conseguir as mini chaves?

    ResponderExcluir
  35. Oi adorei as dicas. Fica grosseiro se eu colocar nos Convites sugestão de presente?

    ResponderExcluir
  36. posso fazer a festa com o ap vazio, ou tenho que mobilha antes?

    ResponderExcluir
  37. oi boa tarde eu mim casei sexta feira tem alguma coisa se eu fizer meu cha de casa nova depois
    ja moro na casa ha oito anos

    ResponderExcluir
  38. Olá! Me Casei Em 2012 No Civil E Nunca Fizemos Festa Ou Algo Assim, Mais Passamos Um Período Separados E Acabamos de Voltar, Agr Sim É Definitivo, Queria Saber Se Podemos Fzr Um Chá De Casa Nova?

    ResponderExcluir
  39. oi meninas , eu me casei em 2012, e agora consegui minha casa propria. é feio fazer o cha de casa nova, se eu ja fiz o cha de panela?

    ResponderExcluir

Dúvidas ou sugestões estamos ao dispor, meu e-mail: contato.taisamendes@gmail.com